3º Ano de Canadá!!!

 Sabe aquela frase “Parece que foi ontem”? Pois então, ela não se aplica a este caso. Já são 3 anos no Canadá, mas parecem que fazem mais…. É o marco mais importante do nosso projeto de imigração, pois a partir disto estaremos aptos para aplicar para a cidadania Canadense (temos que adicionar mais alguns dias na conta devido as viagens que fizemos, mas é coisa pouca).

Hoje, definitivamente podemos falar que estamos em casa, Canadá é o nosso lar e estamos muito bem adaptados aqui. Em nossa última visita ao Brasil ficou claro para nós que embora tenhamos muito amor pelo nosso país, familiares e amigos, já notamos que há coisas que estamos mais acostumados aqui e que fazem com que nos sentirmos mais em casa no Canadá do que no Brasil.

Nestes 3 anos aconteceram muitas coisas nas nossas vidas e seguindo o padrão dos nossos posts de 1 e 2 anos, vamos comentar cada item na sua devida categoria.

Sentimento de Lar e Cultura

Estamos em casa, no ambiente em que aprendemos a chamar de lar.

Conseguimos entender que seremos vistos como imigrantes para o resto das nossas vidas e que isto não é ruim, simplesmente é a realidade a qual temos que conviver da melhor forma possível.

A família e amigos do Brasil continuam fazendo muita falta e farão falta para o resto das nossas vidas, é o que falta para que tudo aqui se torne perfeito. Podemos falar que depois de 3 anos esta saudade não diminuiu, mas estamos lidando com isto de uma melhor forma. Por outro lado, construímos uma rede de relacionamentos fantástica que acabam fazendo com que o sentimento de pertencer ao país e a comunidade fique mais forte.

Culturalmente, estamos aprendendo a mudar a forma como vimos alguns assuntos, como respeitar a opinião do próximo da melhor forma, como deixar mais leve a maneira de expressar uma opinião, como adaptar uma conversa de acordo com a cultura do grupo e como ser mais educados. Tudo isto não significa que não estávamos fazendo isto no Brasil, mas significa que aqui isto é algo mais forte. E que para convivermos bem com todos, este ajuste é necessário.

Idioma

Continua sendo o ponto que mais incomoda, pois embora tenhamos evoluído bastante, ainda cometemos erros gramaticais quando falamos. É algo que parece uma montanha russa, há dias/semanas que está tudo indo bem, mas há momentos que parece que voltamos 2 anos no tempo e tudo fica difícil de falar. O sentimento é que nunca teremos um Inglês perfeito (sem considerar o sotaque, que não chega a ser um problema). Na questão de escrita, leitura e compreensão, tudo está bem melhor. A escrita pode melhorar, é claro, mas o resto é tudo 100%.

O projeto de aprender Francês foi cancelado, pois não utilizaríamos aqui em Toronto. Seria praticamente aprender Francês no Brasil, sem qualquer utilidade no dia-a-dia.

Inverno

Vamos falar sobre o INFERNO então! LoL!!

O inverno dura 6 meses (Novembro-April), o que faz com que tenhamos opções limitadas de esportes que gostamos. O futebol a céu aberto muda para indoor, o que aumenta o custo e diminui as opções. A corrida na rua é cancelada (correr na academia é horrível). Tennis fica absurdamente caro, ou seja, impraticável. Nos resta adicionar o Snowboarding e torcer para termos dinheiro sobrando para irmos para a montanha no máximo 2 finais de semana por mês. O inverno é algo que realmente afeta nossa vida aqui, mas estamos aprendendo a conviver e aceitar isto.

Nossa estratégia para enfrentar melhor o inverno é reservar o maior número de dias de férias para esta época e tentar viajar para locais quentes, assim quebra o sentimento de estar sempre no frio. Nossa viagens ao Brasil acontecem sempre no Inverno daqui.

 Verão

Ahhh verão!! Você sempre vem lembrar dos motivos da nossa existência!! LoL. São os melhores 3 dias do ano (hahahaha), mentira, são 4 meses de boas temperaturas (metade de Maio a metade de Setembro).

Continuamos a praticar esportes quase todos os dias, até aumentamos neste ano (futebol, corrida, tennis e bicicleta). Estamos aproveitando ainda mais esta época, fazendo programas que antes não tínhamos condições, tais como ir para um cottage uma vez por mês e aproveitar os lagos daqui.
É muito difícil termos algum final de semana livre. Em Abril já estávamos com muitas programações definidas, até para economizar, pois se deixar tudo para a última hora, o custo fica alto.

Segurança

Acredito que já comentamos muito sobre este tópico, até porque foi o motivo principal da nossa mudança para o Canadá. Nada mudou, continuamos nos sentindo 100% seguros aqui e praticamente não há preocupação em ser assaltado ou sofrer algo por aqui.

 Trabalho

Nossa, o que falar sobre isto. Sem dúvida foi uma montanha russa até aqui.

O caminho da Bruna foi muito difícil no começo, deixando todo o ego de lado e aceitando uma realidade diferente ela trabalhou nas madrugadas, em 4 empregos diferentes ao mesmo tempo, recebendo o suficiente para pagar metade das contas no começo, ela foi uma guerreira!! Hoje, ela é funcionária em uma empresa de jogos e já foi promovida, agora atuando como especialistas em mídias sociais.

Minha trajetória foi mais fácil, porém demorou bem mais. Tentei trabalhar em qualquer emprego para “pagar as contas” no começo, mas não consegui. Acabei esperando 7 meses até conseguir emprego na minha área e no maior banco do Canadá. Recomecei minha carreira, mas depois de 2 anos de banco e duas promoções, já estou em uma posição que me deixa perto do que minha carreira era no Brasil, inclusive gerenciando pessoas diretamente.

O desafio ainda é ter a experiência do Brasil levada em consideração, mas já que isto é difícil, vamos tentando provar nosso valor aos poucos e enriquecendo nossa experiência Canadense.

 Financeiro

Após praticamente 3 anos podemos dizer que temos uma condição financeira semelhante a que tínhamos no Brasil. Ainda vivemos o mesmo estilo de vida do começo, mas agora podemos investir mais no futuro e também em lazer e viagens.

Casa (Aluguel ou Compra)

Continuamos morando no mesmo lugar praticamente desde que chegamos e não temos planos de nos mudar. Com a alta nos valores dos imóveis e novas regulamentações, está cada vez mais difícil pensar em comprar algo por aqui, ainda mais em Toronto. Muitos canadenses que conhecemos possuem imovél nos EUA como investimento, isto nos faz pensar em talvez seguir a mesma estratégia futuramente. No momento, nossa intenção é de continuar morando de aluguel.
As vezes sentimos falta de termos dois quartos no apartamento, especialmente para receber visitas, mas é algo que vamos levando e estamos acostumados.

Carro

O pensamento de comprar um carro está cada vez mais forte, mas realmente seria por comodidade. Não temos qualquer necessidade de comprar um carro e quando precisamos, nós alugamos. Isto sai mais barato do que o custo mensal de ter um carro, ou seja, dá para viver tranquilo sem isto. Mesmo se tivéssemos um carro, iremos continuar utilizando o transporte público para trabalhar, pois seria mais em conta e mais rápido.

Viagens

Aqui veio a maior mudança. Nosso estilo de vida continua o mesmo, mas nosso número de viagens aumentou bastante. Como comentamos na parte financeira, estamos mais estabelecidos e isto faz com que consigamos fazer mais viagens por ano. Continuamos indo ao Brasil 1x a cada 8 meses em média, mas fazemos mais 2 a 3 outras vianges internacionais no ano. Logicamente o custo de se viajar daqui é menor que o custo de se viajar no Brasil, então isto facilita bastante.

Cidadania

Conforme comentei no início do post, falta pouco para aplicarmos para a cidadania, pouco mais de 2 meses. Assim que fizemos isto e após aproximadamente 6 meses da aplicação, nosso projeto de imigração finalmente terminará e iniciará nosso projeto de criar raízes no país (não, não estamos falando de termos filhos ainda… rss).

 

Bom, este é uma atualização de nossa experiência de vida aqui desde que chegamos. Talvez para entenderem tudo, terão que ler os posts de 6 meses, 1 e 2 anos, mas acredito que conseguimos passar a mensagem.

 

Obrigado por lerem e por acompanharem nosso blog.
Abraços a TODOS!!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s