Carteira de Motorista Canadense + Materiais de Estudo

Fala Galera,

Este é um dos posts mais esperados do pessoal que vem falar conosco, pois diz respeito a carteira de motorista no Canadá, mais especificamente em Ontário.

Como de costume, vamos explicar algumas coisas antes do passo-a-passo. Primeiro, é importante destacar que a carteira de motorista aqui é PROVINCIAL, ou seja, se tu moras em Ontario, tu tiras a carteira aqui, porém se tu te mudas definitivamente para outra província, tu serás obrigado a tirar uma nova carteira daquela província. Se tu fores somente viajar, está tudo certo, não terás problemas em usar a carteira de motorista entre as províncias.

Segundo, é importante explicar que aqui existem 3 tipos de carteiras de motorista de carros, vamos as diferenças:

  • G1: Este é o primeiro tipo de carteira que todos são obrigados a tirar. Para tirar esta carteira é necessário fazer uma prova de 40 questões, sendo 20 de sinais e 20 de regras de trânsito, podendo errar somente 4 questões de cada tipo. Sim, não é necessário fazer teste de direção, somente prova mesmo.
    Porém, para dirigir o carro, você deverá estar acompanhado de alguém que tenha a carteira G com mais de 4 anos. Além disto, não pode ter álcool no sangue, não pode dirigir entre meia-noite e 5 da manhã e tampouco em rodovias.
  • G2: Este é o segundo nível da carteira de motorista, sendo necessário fazer o teste de direção para conseguir tirá-la. Somente após 12 meses de G1 é que é possível tirar esta licença (tempo pode ser diminuído se fizer um curso específico que existe aqui). A diferença entre G1 e G2 é que no caso da G2 já é permitido dirigir sozinho, tanto na cidade quanto na autoestrada. Não pode ter álcool no sangue e o número de pontos para a perda de licença é bem baixo (9 pontos).
    OBS: quem tem carteira no Brasil, poderá ir da G1 direto para a G, sem passar pela G2 e esperar estes 12 meses, vamos explicar mais adiante no post.

OK, vamos agora ao mecanismo para tirar a carteira. Para nós que viemos do Brasil, temos duas possibilidades. Se não tens a CNH Brasileira, não terás escolha, deverás fazer a G1, G2 e G (esperando os tempos entre elas).

Agora vamos ao cenário que tu tens a CNH Brasileira, mas antes vamos aos avisos que muita gente comenta e que são mitos.

1 – NÃO PRECISA TRADUZIR A CNH! Vejo muitos blogs que dizem para trazer a CNH traduzida, mas isto não é necessário.

2 – NÃO PRECISA FAZER A CARTEIRA INTERNACIONAL! Vi muita gente fazer a carteira internacional no Brasil antes de vir pra cá, sinceramente, não vejo qualquer razão.

3 – A CNH SÓ VALE 60 DIAS! Sim, para quem fixa residência no país, após 60 dias tua CNH perde a validade, então é importante tu iniciar o processo de tirar a nova carteira aqui no Canadá antes disto, especialmente se quiser que ir da G1 diretamente para a G (pulando a G2). Após os 60 dias, tu perderá este direito também. Há relatos de Brasileiros que conseguiram fazer o processo após 60 dias, então este é um ponto que não tenho certeza, vale a pena ler este link e tirar as conclusões!

OK, então o que precisa fazer?

A) Solicitar um documento no Consultado do Brasil no Canadá (Site Oficial)
Este documento é praticamente a tradução da tua CNH, com selo oficial do consulado Brasileiro. Este documento serve para que teu histórico como motorista no Brasil seja aceito aqui para que tu consiga tirar diretamente a G1 e G, sem precisar esperar qualquer tempo entre elas.
Você precisará levar no consultado:
1 – Original e Cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
2 – Original e Cópia do Passaporte;
3 – Consulta de Pontos da CNH no site do Detran (online mesmo). Deve ser no Detran do estado que a CNH foi emitida.
4 – Ordem de pagamento (money order) ou cheque administrativo (certified cheque) para o “Consulate General of Brazil in Toronto), no valor de CAD 22,50.
– Importante: você poderá fazer isto em uma agência dos correios ou nos bancos. O valor do money order é de CAD 7,50, porém se tu for no teu banco, eles podem não te cobrar (nosso caso no RBC).
– Importante 2: Faça isto antes de ir no consulado – vai economizar tempo, mas veja se o valor não mudou no site oficial.
O documento ficará pronto em 5 dias úteis e é válido por 6 meses. O endereço do Consulado do Brasil em Toronto é 77 Bloor Street West, sala 1109, e o horário de atendimento é das 9h às 13h.

B) G1 – Preparação e Como Fazer o Teste
A G1 é o primeiro teste que deverás fazer aqui, realmente é muito fácil a prova e o que deves fazer é somente estudar. Aqui está nossa principal ajuda para você, pois temos material em Inglês e Português para teu estudo, clique aqui e faça o download.
Após estudar, poderás fazer alguns simulados neste site.

OK, agora que você já estudou e já está acertando quase 100% das questões do simulado, é hora de ir no ServiceOntario (você pode ir em Drivetest Centres também, mas recomendamos o Service Ontario) e fazer a prova teórica. Não precisa de agendamento, mas prepare-se para esperar pouco mais de 1 hora na fila.
Vá bem arrumado, irá tirar uma foto lá.
Endereço: 777 Bay Street (Lower Level), Toronto,ON. M5G 2C8.
Documentos:
– CNH Brasileira;
– Statement emitido pelo consultado Brasileiro (item A acima) – faça uma cópia antes, pois este doc ficará com eles;
– Passaporte + PR Letter (ou PR Card);

C) G – Preparação e Como Fazer o Teste
Agora vem a parte que gera a tensão entre nós brasileiros, o teste de direção. Quando tu estudar para a G1, tu verás que temos consideráveis diferenças na legislação de transito entre Canadá e Brasil, então preste bem atenção nelas e memorize, isto será importante neste momento.
Se tu fez o caminho de validação da CNH Brasileira, após a G1 tu poderás aplicar direto para a G, porém indicamos fortemente fazer no mínimo 2 aulas de direção antes de partir pra prova (eu fiz 4 aulas). Tem muito detalhe que é muito difícil saber sem fazer as aulas (shoulder check, tri-point-turn, etc). Outro motivo de fazer aulas é que se tu rodar no teste da G, tu terás que fazer a G2, ou seja, mais gastos e retrocesso no processo.

Eu fiz aula com os portugueses da Easy Drive (416-531-3604), achei muito boas as aulas, embora o instrutor (Eduardo) por vezes não responde muito bem as dúvidas, mas as aulas foram mais difíceis que o teste, o que foi bom.
Valores: $ 35,00 (cidade) / $ 38,00 (highways) / $ 135,00 (dia da prova)

Você poderá marcar o teste através da internet, telefone (647-776-0331 or 1-888-570-6110) ou nos DriveTest centres. Porém, geralmente quem te dá as aulas marca para vocês.
Outra dica, no agendamento online solicita a data de validade da driver’s licence, basta colocar 5 anos a mais na data que está escrita no documento que tu receberá após o teste da G1.

Documentos necessários para marcar o teste:
– Número da tua Driver’s Licence;
– Local do Teste (sugestões: Etobicoke, Downview ou Oakville);
– Data e Hora preferencial (não escolha horários cedo ou tarde, de preferência entre 10h e 15h).
Você poderá cancelar o agendamento em até 48h e ter seu dinheiro reembolsado, após isto, ou faz o teste ou perde o dinheiro.

C) Teste da G – Experiência
Você terá que ir com o carro que alugou até o local que você marcou o teste, vá no mínimo com 20/30 minutos de antecedência, pois haverá fila no local. Leve consigo somente a carteira G1 (se não tiver, leve o papel que tu recebeu depois do teste G1 + Passaporte). Também tenha em mãos a informação da marca do carro e placa.

Depois de se apresentar no guichê, você voltará para o carro e irá aguardar o avaliador. Como dica, já espere com o cinto de segurança afivelado, isto evitará que esqueça depois.
O avaliador chegará e irá falar contigo pela tua janela, ele irá se apresentar, perguntará teu nome, data de nascimento e endereço. Após isto ele irá para trás do carro e irá pedir para tu colocar o pisca/alerta/sinal para a esquerda, depois direita e pisar no freio. Depois irá para a frente do carro e novamente direita, esquerda e depois buzina.
Realizado isto, ele(a) entrará no veículo e irá perguntar se tu já dirigiu na estrada, você deverá falar “sim, umas 10/15 vezes”. ISTO É MUITO IMPORTANTE!
Ok, a partir daí tu ligará o carro e seguirá para o teste. Aqui muita coisa poderá variar, mas em geral ele irá pedir para tu fazer um parallel parking (baliza), tri-point-turn (meia volta em uma rua apertada), left turn (dobrar a esquerda), right turn (dobrar a direita) e change lane (trocar de pista). Talvez ele peça outras coisas, então é importante estar preparado para tudo.
MAIS IMPORTANTE DE TUDO: shoulder check!!! Sim, para praticamente tudo você deve fazer shoulder check (olhar os pontos cegos através dos ombros). Outra coisa importante é olhar os espelhos a cada 10 segundos (aproximadamente). Este são dois dos motivos que mais reprovam a galera. Outro motivo de reprovação constante é entrar muito devagar na highways, se está na pista de aceleração… ACELERE!

D) Valores de TODO o processo:
– Consultado: $ 22.50 (talvez mais $7.50 do money order);
– Prova Teórica G1: $ 95.25
– Aulas de Direção: $ 146.00 (2 cidade / 2 highways);
– Aluguel do Carro: $ 135.00 (com 1 aula antes da prova);
– Prova Prática G: $ 86.25
– TOTAL: $ 485.00

Bom galera, espero que tenham gostado. Se encontrarem erros, por favor, nos avisem. Se tiverem dúvidas, por favor, nos perguntem.
Se gostaram, por favor, COMPARTILHEM!!

Não deixem de curtir nossa página no Facebook (Canadian Dream).

Anúncios

4 comentários em “Carteira de Motorista Canadense + Materiais de Estudo”

  1. Pra quem não tem inglês nem básico, você acha que consegue fazer a aula de direção? Tem a opção de um avaliador que fale português? Obrigada.

    Curtir

    1. Bruno,

      Sinceramente, acho que consegue sim, embora acredite que realmente será muito mais difícil.

      Em relação a G1, tu consegue fazer ela em Português, é só ver o local correto para ir fazer a prova, mas eu sei que existe esta possibilidade.

      Referente ao Road Test (teste prático de direção), eu acho que não tem jeito, tem que ser em Inglês, então será importante aprender os termos que serão utilizados na hora do teste (right turn, left turn, tri-point turn, parallel parking, etc). Reforço a importância de fazer aulas, pois tu vai aprender estes termos na prática.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

      Curtir

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s