YMCA (Newcomers Centre)

Olá pessoal,

Acredito que este seja um dos posts mais interessantes dos primeiros passos aqui no Canadá. Este passo não é obrigatório esta ação e, sei que alguns não fazem por falta de conhecimento do quão benéfico é isto.

Vamos explicar alguns pontos aqui: Newcomers Centre (Consultoria e Workshops), Teste de Nível de Idioma, Welcome Pack, Employment Services, Bridging Programs, ELT Programs e Academia da YMCA.

– Newcomers Centre – YMCA Central:
Nós sugerimos ir no YMCA Central Grosvenor (20 Grosvenor Street, Toronto, ON – M4Y 2V5), é uma das maiores e quase sempre tem consultor disponível para atendimento.
Primeiramente, será necessário fazer um registro de Newcomer, para isto é importante levar o Passaporte, PR e comprovante de endereço, assim você se tornará membro do YMCA e poderá usufruir dos benefícios que eles dão (computadores, impressões, fax, digitalizações de documentos, etc).
A partir do registro, você será direcionado a um consultor, o qual irá conversar com o Newcomer (você) e explicará muitas coisas sobre a vida no Canadá, assim como benefícios que o recém chegado tem direito. Dentro as explicações incluem: aulas grátis de idioma, cursos (ELT e Bridging Programs), bolas de estudo, centro de empregos, alimentação (mercados, etc), diversão, cultura, etc. Realmente é muito conteúdo interessante.
Depois do registro, tu ficará apto também a se registrar em vários Workshops gratuitos que a YMCA oferece, nós fomos em alguns já: Como se preparar para entrevista de emprego, Cultura Canadense e História de Toronto, entre outros.

– Welcome Pack: 
Este (site) é um dos agrados que recebemos quando chegamos no Canadá. É uma caixa com comida (massa instantânea, sopa, achocolatado, tempero, chás, cereal, etc), com revistas e informações sobre o Canadá, cupons de desconto e o principal, um cartão de descontos (Corporate +Club) para vários locais no Canadá.
Recebemos a caixa depois da sessão de consultoria com o pessoal da YMCA.

– Teste de Nível de Idioma:
O próximo passo será se registrar para o teste de nível de idioma de Inglês (CLB – Canadian Language Benchmarks) e/ou Francês (NCLC – Niveau de Compétence Linguistique Canadien). Estes testes serão úteis para que possa fazer a matrícula nas várias escolas de idiomas que oferecem aulas gratuitas para imigrantes. Além disto, muitas universidades aceitam estes testes como comprovação de nível de Inglês, não sendo necessário obter o IELTS/TEF (caso não tenha ou tenha nível baixo).
O teste é relativamente simples e tu faz tudo em pouco mais de 1 hora, é MUITO mais fácil do que o IELTS, por exemplo. Tu sai com o resultado na hora e já poderá marcar as classes no YMCA mesmo, no mesmo dia que fez o teste.

– Employment Centre:
Existem vários Employment Centres aqui em Toronto, mas infelizmente não é no mesmo local desta YMCA que sugerimos. Os centros de emprego funcionam praticamente da mesma maneira do Newcomers Centre, deve ser feito um registro em algum deles e, a partir dai tu terá um consultor que irá lhe ajudar em tudo o que precisares na busca por emprego. No nosso caso, reconstruímos o nosso CV com as dicas do consultor, assim como a Cover Letter. Também recebemos muitas dicas de como e onde procurar emprego, foi muito importante para nós.

– Bridging Programs:
São cursos focados na preparação do Newcomers para o mercado de trabalho. Geralmente estes cursos são pagos e exigem um CLB 8+. A duração do curso varia bastante, mas vai de 4 semanas a quase 6 meses. 
No meu caso, fui aceito em um dos cursos da Ryerson e ganhei 85% de bolsa do governo, o que deu um valor considerável em bolsa. Não é nada difícil conseguir isto, especialmente para quem chega sem emprego e se movimenta rapidamente atrás deste tipo de oportunidade (enquanto procura o emprego).
Segue um link com a lista de alguns Bridging Programs.

– ELT (Enhanced Language Training) Programs:
São cursos focados no aprendizado do idioma, com foco especializado em algum conteúdo/segmento de mercado. Geralmente estes cursos são gratuitos e exigem um CLB 5+. A duração do curso varia bastante, mas a maioria é de curta duração (4/8 semanas) e alguns incluem um período de estágio no final do curso. 

– Academia YMCA:
Para terminarmos as dicas conectadas ao YMCA – Newcomers Centre, você ganhará 2 semanas de academia (peso, piscina, esportes, corrida, yoga, etc) grátis na academia da YMCA, que é realmente TOP! Nós decidimos utilizar no inverno nossos passes, achamos que no verão estamos conseguindo correr, jogar tênis e futebol, o que no inverno será mais complicado.

Era isto, qualquer dúvida, fiquem a vontade para deixar um comentário. 😉

 


Vamos explicar algums pontos aqui: Newcomers Centre (Consultoria e Workshops), Teste de Nível de Idioma, Welcome Pack, Employment Services, Bridging Programs, ELT Programs e Academia da YMCA.


Anúncios

4 comentários em “YMCA (Newcomers Centre)”

  1. Muito legal seu blog =D Esses serviços são apenas para quem vai com PR ou com o visto de trabalho/estudo podemos participar também?
    Boa sorte ai!

    Curtir

    1. Catarina, obrigado pelo elogio, é um prazer ajudar.

      Pelo que sabemos, somente imigrantes (PR) tem direito a estes serviços, infelizmente. Talvez quem venha como estudante possa fazer o teste de Inglês (não sei se gratuito ou pagando alguma taxa).

      Espero ter ajuda, embora não seja a melhor notícia.

      Abraço.

      Curtir

      1. Olá!
        Os cursos de inglês como segunda língua somente é grátis para refugiados e residentes permanentes, e o custo do teste de inglês é de 100 dólares. Aqui na região que estamos (eu e meu marido) Halifax-NS o valor das aulas particulares fica em torno de 300 dólares por semana as mais em conta.

        Abraços.

        Curtir

      2. Olá Simone,

        Obrigado pela informação. Realmente está bem caro as aulas em Halifax-NS. Aqui o pessoal acha por $7 CAD a hora, se fizer 20 horas por semana, daria $140 CAD, bem mais barato.

        Abraço.

        Curtir

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s