Express Entry: Passo-a-Passo

Galera, tentaremos descrever o passo-a-passo para o envio do Express Entry.

Buscando fazer o passo-a-passo mais facilitado possível, se encontrarem algum erro, por favor, nos avisem. A idéia é fazer algo para ajudar a todos.

Agora que você já sabe que é elegível, que entende a pontuação, vamos ao cadastro do Express Entry. Alguns dos passos serão detalhados aqui mesmo e outros levarão para outro post que terá mais detalhes, tudo isto para não tornar o post muito longo.

IMPORTANTE: use o Internet Explorer. Eu usei o Chrome e em alguns momentos deu erro, utilizando o IE tudo funcionou. (que fique claro que eu prefiro o Chrome.. hehehe).

1 – Self-Assesment “Come to Canada”: 

O primeiro de todos os passos é utilizar a ferramenta do CIC para verificar sua eligibilidade. 
Por que isto é importante? 
– Primeiro porque é obrigatório, mesmo que você não faça agora, quando se cadastrar no CIC ele irá solicitar que faça, então, faça antes que será mais fácil.
– Segundo porque no final do processo o sistema irá gerar um código (personal reference code) que deverá ser informado no cadastro do EE, então imprima a página final e guarde o código que você irá precisar.

LINK PARA O TESTE!

2 – Criar o MyCIC

Depois do passo 1, agora é a hora de criar um usuário no MyCIC
Há duas opções de fazer a criação do MyCIC, a primeira é por um sistema de SecureKey Concierge que para falar bem a verdade não sei como funciona. A segunda pelo GCKey, que foi a que utilizamos, recomendo utilizar esta opção (clique aqui e seja redirecionado para a area de registro).

Neste processo você escolherá um UserID, responderá a 3 questões de segurança e criará uma senha.
Obs: talvez falte algum outro passo no cadastro, porém não lembro tudo de cabeça.

Depois de criar o usário, é hora de logar no sistema e se inscrever no Express Entry.


3 – Logar no MyCIC

Acesse o MyCIC (clique aqui) e escolha a opção que você utilizou para o cadastro (provavelmente será a “Continue to GCKey”). Após isto você será redirecionado para a tela de login do MyCIC, utilize o login e senha criado para iniciar a sessão.

Após o login, clique em “Continue”. Você será redirecionado para uma página de Termos e Condições do MyCIC (algumas vezes ele redireciona para uma página sem saída, repita o passo 3 se isto acontecer), clique em “I Accept”. Responda a questão de segurança que será perguntada em seguida e continue. Parabéns, você chegou onde irá aplicar para o Express Entry.


4 – Aplicar para o Express Entry

Na tela final do passo 3 haverá um título com a seguinte descrição: 
“What would you like to do today?”
Aply for:
Escolha “Express Entry” e preencha os dados solicitados.
Clique aqui para o detalhamento de como preencher todos os formulários solicitados.

Após preenchido os dados você receberá um PDF que conterá dois importantes códigos: Express Entry Profile Number, Job Seeker Validation Code e um link de acesso para realizar o próximo passo.

5 – Cadastrar no JobBank

UPDATE (Junho, 2017): A partir de 6 de Junho de 2017 este processo não é mais obrigatório.

Depois de preenchido todos os formulários do Express Entry, faça seu cadastro no JobBank para ser efetivado como candidato do Express Entry. Utilize o link do PDF que comentei acima.
Acessando este link você será redirecionado para uma página onde estará escrito a seguinte frase “Registration for a new Job Match Service is now open”. Clique em “Job Match Service” que você será redirecionar para uma página (Clique aqui) com a tela de login. 
Como você ainda não está cadastrado, clique na opção “Create an Account”. 
Você será redirecionado para uma página de termos e condições, clique em “I Agree”.
No cadastro, informe os dados solicitados e nas páginas de confirmação e validação informe os dados que recebeu por e-mail anteriormente (Express Entry Profile Number e Job Seeker Validation Code) e também um código de validação que você receberá em seu e-mail no momento deste cadastro.
Após realizado o cadastro você receberá um e-mail confirmando o cadastramento.


Acredito que seriam estes os passos para estar ativo no Express Entry. Talvez tenha faltado algumas informações que não lembro 100%, mas acho que está tudo ai.
NÃO ESQUEÇA: O passo 4 é referente ao cadastro das informações no sistema do Express Entry e detalhamos isto em outro post.

Anúncios

4 comentários em “Express Entry: Passo-a-Passo”

  1. PREENCHI TODOS DADOS ,FUI CONSIDERADA ELEGIVEL,RECEBI O CODIGODE CHECK LIST,POREM NAO CONSIGO ACESSAR A CONTA E BAIXAR A LISTA DE DOCUMENTO?

    Curtir

    1. Olá Sheila,

      Para ajudá-la precisamos de um pouco mais de informação sobre o problema que tu está enfrentando.
      Pelo que entendemos tu fez o passo 1, chegou a fazer algum outro?

      Curtir

  2. Olá, eu tenho uma dúvida.. Preciso me cadasatrar no ECA (Solicitação de Avaliação de Credenciais Educacionais) antes ou depois de me cadastrar no EE?

    Curtir

    1. Olá Elvira,

      Tu terás que fazer o ECA para que o EE contabilize teus pontos, pois eles solicitam um código que vem no relatório de convalidação.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

      Curtir

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s